Ao longo do mês de Março …
“Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras.” Mahatma Gandhi
Bem-vinda Primavera…
Com o início da primavera também nós começámos com as decorações e pinturas relacionadas com esta estação do ano que tanto nos agrada.
Não chegou da melhor forma, pois veio mais frio do que se esperava, mas daqui para a frente já vêm os dias maiores e com mais “solzinho” para darmos início às nossas caminhadas pela Vila.
No nosso atelier de expressão plástica, fizemos os embrulhos para colocarmos a lembrança do Dia do Pai, onde presenteámos os Pais e Homens da nossa instituição.
Ser Pai é plantar raízes, é ensinar com coragem e determinação!
Ser homem é ser responsável, é sorrir, agradecer e ter bom coração!
Ficaram muito bonitos, não acham?
Como nunca é demais referenciar, continuamos a explorar os benefícios da estimulação e do treino cognitivo. As alterações cognitivas constituem um dos principais medos de todas as pessoas relativamente à fase mais avançada de vida.
O envelhecimento humano sempre despertou interesse, tanto popular como a nível das ciências. Várias conquistas nessa área do conhecimento já foram obtidas, contribuindo para o aumento da expetativa de vida e o bem-estar do indivíduo que envelhece.
O nosso cérebro comanda o nosso corpo, logo precisamos de estimulá-lo ao máximo para que ele continue funcionando satisfatoriamente e com o mínimo de falhas.
No entanto, as alterações fisiológicas, bioquímicas e psicológicas sempre fizeram parte do ciclo natural da vida e continuarão.
Para continuarmos a desenvolver e estimular as nossas capacidades de raciocínio e ao mesmo tempo, retardarmos o declínio das nossas funções realizámos, várias atividades dinamizadas pela nossa animadora e terapeuta da fala no atelier de Estimulação Cognitiva em grupo/individual, tais como:
Despertar os 5 sentidos
Dominó das cores e dos Animais
Caixinha da Matemática
A partir deste mês, iniciamos uma nova atividade intergeracional. Vamos ter a visita dos meninos do Jardim de Infância, todas as sextas-feiras.
Todos nós podemos ganhar nas relações intergeracionais: a criança aprende com o mais velho, desenvolvendo coragem e motivação para lidar com a vida. Os mais velhos sentem-se satisfeitos ao transmitir os seus conhecimentos que poderão perpetuar pelas gerações.
A atenção à vida dos mais velhos é um ato de amor, respeito e gratidão, pois somos aqueles que proporcionamos a base das Vidas, o suporte.
A vida deve ser vivida com leveza e harmonia!
Deixamos aqui o nosso divertido jogo para descobrir as 10 diferenças da Primavera.